RSS

O Conexão UMADEN agora se chama Conexão Jovem!

Estamos em um novo endereço, a partir de agora se você quer saber informações sobre o Departamento de Jovens e Adolescentes acesse o Blog do DEJAD.

A importância da inclusão digital

Por Priscila Macêdo

Neste sábado no Programa Conexão UMADEN iremos tratar de um tema bastante discutido nos dias de hoje: A inclusão digital. Então, para você já ir refletindo sobre esse assunto vamos trazer algumas informações que mostram a importância dessa inclusão para o desenvolvimento da sociedade.
A inclusão digital , para certos autores, é, entre outras coisas, um processo de alfabetização digital, ou seja, é a aprendizagem necessária ao indivíduo para circular e interagir no mundo das mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. Já para outros, esta é sinônimo de permitir acesso a todas as pessoas que não estejam conectadas ao mundo virtual e, mais do que isso, ensiná-las a utilizar a internet para resolver de forma efetiva problemas do dia-a-dia . Para todos os estudiosos e envolvidos na questão, inclusão digital não pode ser entendida apenas como oferecer computador, mas sim ensinar a utilizá-lo.

Seguem abaixo alguns dos benefícios proporcionados às pessoas que têm a oportunidade de estarem incluídas digitalmente dentro da sociedade:
Conhecimento em informática (que são essenciais para obtenção de melhores empregos). Cerca de 80% dos candidatos à estágio que ignoram informática não conseguem colocação, segundo estimativa da IEL
Desburocratização ( Cerca de 72% dos serviços do governo federal são oferecidos na rede mundial de computadores, onde o mais conhecido é o recebimento de declaração de Imposto de Renda)
Biblioteca (Em poucos minutos, é possível reunir informações suficientes para a realização de um bom trabalho escolar e dados importantes para a execução de tarefas profissionais)
Comunicação por e-mail (Esse benefício permite a transferência de uma quantidade enorme de conhecimento de um ponto a outro do planeta. Conversas pela rede mundial de computadores são mais baratas que por meio de telefone)
Organização da vida em diversos níveis (É possível elaborar desde um simples orçamento doméstico a um complexo demonstrativo financeiro de uma grande empresa)
A tecnologia quando desenvolvida com objetivo de ajudar e facilitar pode trazer oportunidade às pessoas que a utilizam. Convenientemente utilizada, a tecnologia pode facilitar o processo de comunicação aprimorando suas relações interpessoais, colocando as pessoas em contato com parentes e amigos em um ambiente de troca de idéias e informações, reduzindo o isolamento, melhorando seu bem estar e estimulação mental.

Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes.
É importante observar que a inclusão digital vem se expandindo com o tempo e, assim, as mídias digitais também vem se tornando ferramentas cada vez mais importantes para o evangelismo. O uso da mídia em suas diversas formas é imprescindível na pregação do evangelho como uso do rádio e televisão. Mas quando se trata de mobilidade, interatividade e disponibilidade, a internet ganhou o seu espaço. Enquanto que alguns programas de rádio e televisão são transmitidos em horários em que as pessoas estão envolvidas em suas atividades diárias como trabalho ou estudos, o conteúdo publicado na internet permanece disponível até mesmo para aqueles que só podem acessá-los nas madrugadas, ou seja, disponível a qualquer hora do dia.

Tenho certeza que você ficou curioso para saber mais informações sobre esse assunto tão importante, então, basta sintonizar a Rádio Nordeste Evangélica 900 Khz de 12hs às 13hs no Programa Conexão UMADEN. Até lá!



Fontes:
http://webinsider.uol.com.br/
Artigo - Inclusão Digital

0 comentários:

Postar um comentário