RSS

O Conexão UMADEN agora se chama Conexão Jovem!

Estamos em um novo endereço, a partir de agora se você quer saber informações sobre o Departamento de Jovens e Adolescentes acesse o Blog do DEJAD.

Potiguares Contam com Projetos de Inclusão Digital


Por Kedma Araújo



Com a modernização das tecnologias, a informação digital passou a ser tão importante para o desenvolvimento das sociedades quanto o trabalho e a saúde, por exemplo.

Sendo assim, pessoas, empresas e governos são essenciais para a expansão e socialização de projetos e programas de inclusão digital.

Aqui no Rio Grande do Norte algumas ações tem se destacado no atendimento a pessoas que não têm acesso a um computador em casa, por exemplo.

Uma delas é a Escola de Inclusão Digital, que foi instalada em diversos municípios do RN, através de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Emater e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, além de prefeituras municipais e empresas privadas.

A Escola de Inclusão Digital atende 133 mil pessoas em 63 municípios, com Telecentros equipados com o que há de mais avançado em tecnologia.

Outro projeto implantado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte é a Metrópole Digital. O objetivo é disponibilizar um centro de referência em qualificação de mão-de-obra que favoreça a instalação de empresas especializadas em tecnologia e informática, gerando emprego e renda.


A Metrópole Digital deve formar num período de dez anos cerca de 40 mil profissionais de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. O programa é desenvolvido em parceria com a UFRN e tem uma aporte inicial de R$ 35 milhões.

Aqui em Natal, a população conta com os serviços do projeto Internet de Todos, que oferece internet livre e sem custo para os potiguares. O serviço é prestado, inicialmente, na Praça das Flores, em Petrópolis, com internet Wi-Fi num alcance de 2 km. Outros pontos serão instalados em Ponta Negra, Mãe Luíza, Candelária e diversos bairros da Zona Norte. Municípios do interior do estado também serão atendidos pelo projeto.

Além de todas as ações governamentais, os cidadãos também podem ajudar! Trabalhar como voluntário em projetos de inclusão digital também é uma forma de contribuir para que mais pessoas acessem o vasto mundo do conhecimento digital.

Você pode participar sendo um voluntário presencial ou online. Para saber como ajudar, procure uma ONG ou entidades que possibilitem a execução de ações voluntárias de inclusão. Conheça as vagas de voluntariado disponíveis nos sites www.natalvoluntarios.org.br ou www.voluntariosonline.org.br .

E para saber mais sobre a importância da inclusão digital, acompanhe o Programa Conexão UMADEN, neste sábado, 07, às 12 horas, na Rádio Nordeste Evangélica.

0 comentários:

Postar um comentário